domingo, 13 de setembro de 2009

Ceramicare, ou porque freqüento o NICA

CERAMICARE. Adotei este nome para um blog que iniciei. Não estou fazendo propaganda dele pois, coitadinho, recém nasceu e ainda não sabe falar direito. Falar de cerâmica, técnicas, experiências, etc. Mas eu posso falar de experiências que tenho tido como aprendiz de ceramista, e, agora explico o nome do blog Ceramica + care.
Care é cuidado, do latim cura. Usei a grafia inglesa porque me pareceu mais sonora no uso conjunto das palavras. Em português ficaria ceramicuidado e em latim ceramicacura...convenhamos, soaria mal.
No NICA a palavra cerâmica se soma ao cuidado, cura, care. Cuidado é um modo de ser no mundo. É sensibilidade para as coisas que nos são caras como seres humanos. Nossa própria sobrevivência, nossa harmonia com a natureza e com as suas criaturas.
Nesse sentido tenho que falar do meu apreço pelas pessoas que têm tratado de cuidar para que as sensibilidades perdurem e se ampliem, os professores de Arte. Encontrei no NICA um espaço acadêmico, com tudo o que pode definir este termo entre nós, com um grande diferencial. Encontrei o cuidado presente em cada movimento, em cada palavra, nos modos de orientar, na generosidade em distribuir seu conhecimento, na maneira elegante de liderar . Nota-se que há uma rede que une a ciência ao cuidado, o trabalho à sensibilidade. Ela se chama Arte. Arte no seu estado mais puro, que é a arte do ser (verbo) humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário